sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

GRES Mocidade Independente de Padre Miguel

GRES Mocidade Independente de Padre Miguel
Fundação: 10 de Novembro de 1955 (55 anos)
Cor: Verde e Branco
Carnavalesco: Cid Carvalho
Enredo: "Parábola dos Divinos Semeadores"

Originária, em 1957, de um clube de futebol, participou pela primeira vez, do desfile oficial na Praça Onze, com o enredo O Baile das Rosas, quando tirou o 5° lugar. Em 1958, foi a campeã com o enredo "Apoteose do Samba". De 1959 em diante, assumiu o Grupo 1 e não desceu mais.
           Em 1959, a bateria, sob a batuta do mestre André, deu pela primeira vez a célebre parada em frente à comissão julgadora, ficando somente a caixa-tarol tocando, mantendo o ritmo para que a escola continuasse evoluindo. Mestre André, que não usava apito habitualmente, permaneceu sambando como era sua característica. De repente, se virou para a bateria e fez um sinal que indicava que todos os instrumentos deveriam voltar. O povo passaria, mais tarde, a acompanhar tal "bossa" com o grito de "Olé".
           Em 1974, Arlindo Rodrigues apresentava na escola o enredo "A festa do Divino" e tira o 5° lugar. Desde então, a escola deixa de ser conhecida apenas por sua bateria, para impor-se como grande escola de samba.Em 1979, Arlindo Rodrigues consegue o 1° lugar com "Descobrimento do Brasil".
           Ano seguinte, assume o carnaval Fernando Pinto, produzindo carnavais excepcionais e projetando-se como um dos mais criativos e inventivos carnavalescos da cidade.
           A Mocidade foi campeã do desfile do ano em que se realizou o congresso da ASTA.
           Figuras expressivas: Castor de Andrade, Paulinho de Andrade, Bete de Andrade, Ivanoy Ferreira da Silva, Olímpio Correia (Gaúcho), Maria da Glória Vieira (conhecida como Maria do Siri), que cedeu o quintal de sua residência para a escola ensaiar, antes de existir a sede na rua Coronel Tamarindo. Sua filha, Maria Helena, era a porta bandeira.
           Fernando Pinto fez os seguintes carnavais:
  • 1980 - Tropicália Maravilha
  • 1983 - Como era verde meu Xingu
  • 1984 - Mamãe eu quero Manaus
  • 1985 - Ziriguidum 2001, um carnaval nas estrelas
  • 1987 - Tupinicópolis
  • 1988 - Beijim, beijim, bye, bye Brasil
           Fundadores da escola: Silvio Trindade, Renato da Silva, Djalma Rosa, Olímpio Bonifácio (Bronquinha), Garibaldi F. Lima, Felipe de Souza (Pavão), Altamiro Menezes (Cambalhota), Alfredo Biggs.
           A primeira bandeira da escola foi oferecida pela Srs. Gilda Faria Lima. A primeira rainha da escola, eleita, foi a Sra. Neuza de Oliveira.


Uma luz no céu brilhou, liberdade!
Meu coração venceu o medo
O que era gelo se tornou felicidade
A esperança se espalhando pelo chão
A natureza tem mistérios e magias
Rituais, feitiçarias, deuses a me abençoar
Levado pela luz da Estrela Guia
Eu vou por onde a semente germinar


O que eu plantei, o mundo colheu
Um milagre aconteceu
A vida celebrou um ideal
E a fartura se transforma em festival


Festa de Ísis, a farra do vinho
Em Roma a semente foi brotar
Mudaram meu papel, oh Padre Miguel!
Hoje ninguém vai me censurar
O baile da máscara negra
Até a nobreza teve que engolir
Meu Brasil, de Norte a Sul sou manifestação
Aonde vou arrasto a multidão
De cada cem só não vem um
Vou voltar, um dia ao espaço sideral
E reviver o meu ziriguidum, em alto astral


Tá todo mundo aí??? Levanta a mão
Quem é filho desse chão
Chegou a Mocidade fazendo a alegria do povo
Meu coração vai disparar de novo



Nenhum comentário:

Postar um comentário